Músicas, Seriedades, Burridades e Coisas Ogonorantes.

Um blog para quem não tem nada para fazer. Para pessoas que vieram do nada e hoje não tem porra nenhuma.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Sanciona Dilma!

Recebi do Gil Lima um email onde os mineiros com reforço de um paraense escreveram um manifesto contra a intransigência de Rio de Janeiro e Espirito Santo que se acham proprietários do petróleo brasileiro. Vale a pena ler:

Minas Gerais carregou o Brasil e a Europa nas costas durante 150 anos, nos ciclos do ouro e diamante! Ficaram para os mineiros os buracos e a degradação ambiental!
Depois veio o ciclo do minério de ferro, até hoje principal item da pauta de exportações brasileiras, que rendeu ao Rio de
Janeiro uma das maiores indústrias siderúrgicas do Brasil, a CSN, e a sede da VALE.
Curioso é que o Rio de Janeiro não produz um único grama de minério de ferro, mas recebeu a siderúrgica rendendo impostos e gerando empregos e a sede da mineradora recebendo royalties de exploração de minério. Mais uma vez Minas Gerais carregando o Brasil nas costas e, de vinte anos para cá, ajudada pelo Pará em razão das reservas de minério de ferro descobertas nesse Estado.
Outra vez ficam para os mineiros e paraenses os buracos e a devastação ambiental. Isso sem falar da água; quem estudou geografia sabe que Minas Gerais é a "caixa d'água do Brasil", aqui nascem praticamente todos os rios responsáveis pela geração de energia hidráulica e, embora a usina de FURNAS seja em MG, a sede é no Rio.
Me causa estranheza essa posição de alguns cariocas/fluminenses, pois toda riqueza do subsolo, inclusive marítimo, pertence a
UNIÃO. Ao contrário do ouro, do diamante e do minério de ferro que estão sob o território mineiro, as jazidas do pré-sal estão a 400 quilômetros do litoral do Rio do Janeiro e nenhum Estado Brasileiro, inclusive o RJ, tem recursos aplicados na pesquisa, exploração e refino de petróleo, pois todo dinheiro é da UNIÃO que é a principal acionista da PETROBRAS.
Acho piada de mau gosto quando esses políticos fluminenses falam em "Estados produtores de petróleo" sabendo dessas características da exploração do petróleo e dos eternos benefícios que o RJ recebe, tais como jogos panamericanos, olimpíadas, etc. Acho um absurdo ver crianças de outras regiões mais pobres do Brasil estudando em salas de aula sem luz, sentadas duas ou três numa mesma cadeira, quando há cadeira, enquanto que a prefeitura de Macaé/RJ gasta, torra, esbanja, joga fora dinheiro pintando de cores berrantes passeios públicos!
Proponho que todos brasileiros dos outros Estados façam o protesto VOTA DILMA e mandem e-mails para seus deputados e senadores para acompanhar de perto essa questão do pré-sal.
É como disse certa vez um compositor, cujo nome me esqueci, 'o Rio de Janeiro é um Estado de frente para o mar e de costas para o Brasil'. Sérgio Cabral, vá te catar! VOTA DILMA. Se você concordou: espalhe essa mensagem.

PS: ADENDO DE UM PARAENSE

Permita-me o autor deste Manifesto, fazer um adendo, já que sou paraense, e como disse o mesmo, os paraenses, igual aos mineiros, também "carregam nas costas" o Brasil inteiro. Hoje vários estados do Nordeste e Centro Oeste recebem energia gerada na UH de Tucuruí, que fica no Pará, e em cujo território foram inundados centenas de milhares de hectares de terras. Essa energia que sai do Pará não paga nada de imposto para nós paraenses, pois quem taxa são os Estados recebedores da energia, ou seja, o Pará exporta "de graça" a energia produzida em seu solo. Um detalhe, a Eletronorte, que administra a energia do norte do país, fica em... Brasília. Tudo isso faz parte de nossa cota de sacrifício pelo Brasil. 
E tem mais. A Vale explora e exporta minérios, principalmente minério de ferro, in natura, há vários anos, e para ajudar o Brasil, aprovaram uma lei que isenta de impostos matéria prima destinada a exportação. São bilhões de dólares ganhos pela Vale anualmente para distribuir entre poucos sócios multimilionários e banqueiros, a maioria fora do Brasil, a custa de abrir mais buracos no Pará, isso sem falar nos milhares de desempregados que chegam aqui, diariamente, pelo trem da Vale. Exportamos riqueza in natura e importamos, com todo o respeito mas é a pura verdade, miséria humana, que temos que acolher e prestar assistência de saúde, educação, moradia e etc, a fim de que essas pessoas possam viver com dignidade. E essa dignidade não sai barato, isso gera um custo muito alto para os municípios, em particular, e ao Estado no geral. Mais uma vez ajudamos o Brasil inteiro com nosso sacrifício.
Poderiam os cariocas e capixabas argumentarem que a riqueza do subsolo é da União e que sua riqueza deve servir a todo Brasil. Ótimo, beleza, mas tem um porém, sempre tem um porém, o minério é retirado no solo do Estado, e ficam apenas buracos (vide Amapá, de onde levaram todo o manganês e hoje é paupérrimo). O petróleo é extraído a centenas de quilômetros dos Estados ditos "produtores", e fica no mar territorial brasileiro, ou seja, pertence à União, ao país inteiro. 
Basta de pedir somente aos paraenses e mineiros que sejam sacrificados em prol do País. Vamos socializar o sacrifício. Eu diria então, SANCIONA DILMA!

4 comentários:

  1. Estas reclamações vem do nada e vão para lugar nenhum. Os Sarney morrem de rir dos seus maranhenses. O Pará, pobre, não sabe o que tem nem para que serve. Para que petróleo? Brigam todos e quem enriquece são os políticos ladrões e falsificadores, eleitos e reeleitos pelos ignorantes. É bobagem, preocupação com o destino do Pará. Isto aqui sempre será uma grande merda. Bem feito! O povo gosta de ser roubado. Quando for dado o primeiro tiro eu faço questão de estar no meio...

    ResponderExcluir
  2. Não tem sentido esse novo projeto e é ridículo que os estados não produtores ainda queiram exigir alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é chororô de carioca ou capixaba. Querem mamar sozinhos na teta da viúva.

      Excluir
  3. Também protestei! E repassei, pô. Disse, na oportunidade que milhões e milhões de dólares em mogno, a madeira mais procurada no mundo, ficaram sob o lago gerado pela usina de Tucuruí! Tirar do fundo agora, fica caro. Não compensa. Mas não poderiam ter tirado essa madeira antes de cagar tudo? Até porque a construção levou anos pra ficar pronta e dava tempo sim de mandar o pau e cortar toda essa fortuna em madeira. Mas não, quando se fala em cortar madeira esses merdas ficam nervosos e os coitados que precisam fazer um pouquinho de carvão por absoluta necessidade e sobrevivência, são impedidos, mal tratados e até presos! Até a ex-governadora Ana Júlia ajudou aquele ministro de merda que usava uns bolerinhos meio brilhantes e detalhes em prata, aquele da turma dos Verdes do hoje Deputado escritor do "Crepúsculo dos machos"! Isto é intolerável. E a Vale daqui, que é a mesma que a de lá, nega-se a verticalizar mais sua produção e exporta ferro pra gente depois comprar a panela de aço, cara pra porra, pode? E também não nos paga nada, só uma beira de lenço pra prefeitura local e muita propaganda na TV pra acomodar a grita. ÓI nós aqui também, Dilma! Vota logo! Queremos nossa parte nesse petróleo da União, o Rj e o ES que se explodam! PAndrade

    ResponderExcluir