Músicas, Seriedades, Burridades e Coisas Ogonorantes.

Um blog para quem não tem nada para fazer. Para pessoas que vieram do nada e hoje não tem porra nenhuma.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Qual é a música Manoel?

Todos vocês conhecem a Panificadora Camões que fica na Brás de Aguiar esquina com a Rui Barbosa, o ano era 1970, e na ocasião o Manoel era o filho do proprietário, e devia ter na época cerca de 18 a 20 anos.
O programa Silvio Santos era transmitido aos domingos pela TV Liberal, e dentre os números de sucesso do programa tinha o quadro “Qual é a Música?”. A parte inicial do programa era feita por artistas de renome nacional que disputavam entre si quem acertava mais músicas, considerando dicas dada pelo apresentador Silvio Santos e determinado número de notas musicais (até 7) executados pessimamente por um pianista de plantão.
A parte final do programa premiava um consumidor nacional do Carnê do Baú (programa de poupança e captação pertencente ao apresentador). O consumidor sorteado entrava em uma cabine, e ouvia uma dica sobre a música que teria que adivinhar, em seguida podia pedir ou não o reforço do pianista para a execução de determinado número de notas musicais (até 7) que possibilitassem identificar a melodia da música e seu respectivo nome. Cabe salientar que o sorteado ainda tinha mais uma facilidade, a parte da melodia executada pelo pianista era cantada por um boiola chamado Pablo. Tinha exatos 30 segundos para responder o nome da música, se fizesse isso com sucesso saia com 1 milhão de cruzeiros no bolso. Era uma grana preta.
Não é que o portuga do Manoel foi sorteado para participar do programa. A Brás de Aguiar inteira ficou sabendo, e todo mundo que conhecia o Manoel torcia pelo seu sucesso.
Na véspera do programa o Manoel zarpa para São Paulo, e deixou todos nós convictos de que sairia vitorioso, pois segundo ele, estudara muito todas as canções que na época faziam sucesso.
Chega o grande dia, o quadro se inicia com dois artistas que não me recordo, e nem interessa saber quem, o interesse geral era o Manoel. Chega a hora, o Silvio chama o ganhador do Carnê do Baú.
- Com vocês o ganhador da carta sorteada do Carnê do Baú, o Sr. Manoel Santos, de Belém do Pará, que irá concorrer ao prêmio do CR$ 1 milhão no Qual é Música? Caso acerte o Manoel embolsa o prêmio, se errar quem leva o prêmio é a pessoa da carta que indicou a música.
O Silvio pede para o Manoel entrar na cabine a prova de som, para evitar interferências da platéia. Pede que o Manoel coloque o headfone e orienta o Manoel sobre as regras do programa. Depois de constatar que o Manoel tinha entendido tudo, alerta.
- Manoel vou ler para você algumas dicas sobre a música que você terá que acertar. São elas: a música é do rei Roberto Carlos, e fala com ternura da lembrança dos momentos de amor vividos pelo amado, de detalhes dessa relação maravilhosa. Dito isto, pergunto: Qual é a Música Manoel?
- Silvio posso pedir o auxílio do pianista e do Pablo?
- Claro. Quantas notas você quer que ele execute?
- Todas a que tenho direito!
- Maestro execute 7 notas para que o Pablo cante um trecho da canção do rei.
O égua do maestro até que tocou direitinho, e o boiola do Pablo cantou o trecho inicial da múica: ¿Não adianta nem tentar...¾.
- Manoel depois dessas dicas você tem 30 segundos para acertar o nome. Contando tempo.
O Manoel estava nervosíssimo, suava muito, e o Silvio insistindo: Qual é a Música Manoel?
Faltando 3 segundos para findar o tempo, o Manoel enche a boca e manda.
- Não adianta nem tentar!
Não precisa dizer que o homem errou feio. A música era Detalhes. O Manoel voltou para Belém sem nenhum tostão no bolso e puto da vida.
No dia seguinte, segunda-feira, às 2 horas da tarde, o Manoel já estava na Padaria Camões trabalhando. Ficava na cabine do caixa toda em vidro. O Rui Cabeça, meu vizinho, que também era morador da Brás de Aguiar estava na fila do pão. Ao chegar na sua vez, se encosta no vidro da cabine e diz:
- Manoel qual é a música?
O portuguesinho olhou puto pro Rui e antes de largar o palavrão, o Rui arremata.
- Não adianta nem tentar, tu não sabes é porra nenhuma, português burro, filho duma égua.
Foi um qüiproquó doido no estabelecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário