Músicas, Seriedades, Burridades e Coisas Ogonorantes.

Um blog para quem não tem nada para fazer. Para pessoas que vieram do nada e hoje não tem porra nenhuma.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Resposta para comentário anônimo.

Recebi como comentário do post "Eu assinei, e você?" o seguinte texto criticando minha decisão em assinar o manifesto contra a UHE de Belo Monte: "sr. condureba o senhor conhece algum indio americano, russo,chines, coreano? algum ribeirinho frances, ingles, holandes, americano? já visitou as imensas florestas da europa? já viu um filhote de dinossauto na alemanha? é, acho que temos que preservar tudo isto para que um dia um maconheiro democrata americano destrua com um bomba só, o senhor os viu assinarem algum protocolo para preservar o meio ambiente? pelo amor que tens a não sei quem, não se faça de ingenuo por pequenos motivos políticos. Acho que não conseguirão o nº de assinaturas suficientes, pois ainda temos muita gente para ensinar a assinar o nome e eles não aprenderão a faze-lo com as novelas da globo."
Julgo que o anônimo não seja paraense, como sou, e não teve e não tem conhecimento de causa para criticar propostas desenvolvimentistas destinadas tão somente a consolidar a lógica do desenvolvimento do sul e sudeste em detrimento dos nortistas e nordestinos. Já vi esse filme desde a época dos militares quando vieram com planos mirabolantes de promover a ocupação da região amazônica, a partir de eixos desenvolvimentistas como a Transamazônica e a Calha Norte. Acho que nunca teve a oportunidade de trafegar pela Transamazônica e constatar a desertificação as marges da rodovia, que apesar de ser federal, é uma tragédia em termos de trafegabilidade. Jamais foi a um dos municípios da margem direita do rio Amazonas, que só agora são beneficiados com a energia elétrica de Tucuruí que apesar de estar em solo paraense, ainda não beneficia a totalidade dos que aqui nasceram. A Calha Norte então nem se fala, pouco existe, é um arremedo de estrada, porém deixou profundas feridas na floresta que empobreceram nosso patrimônio.
Por sua vez, já tive oportunidade de ver experiências fantásticas de utilização de nossos recursos naturais utilizados de forma responsável, com sustentabilidade, que promovem o desenvolvimento de nossa gente e do Brasil, sem causar danos ambientais irreversíveis ao nosso ecossistema. Procure conhecer a experiência da Natura, a grande indústria de cosméticos e perfumes brasileira, com sede no eixo sul-sudeste do país, mas com enorme preocupação com o que temos de mais importante. Desenvolvimento não significa conceber metrópoles de cimento armado solidificadas sobre o ônus de nossas florestas. Você por ocaso já teve oportunidade de estudar algo acerca do mercado de carbonos, já leu sobre ICM Ecológico, já procurou conversar com o caboclo que vive no seio da floresta e hoje tem uma renda digna fornecendo recursos florestais, matéria prima para grande número de indústrias responsáveis desse país. 
Não sei se você conhece alguém que nasceu onde hoje está o reservatório de Tucuruí, você tem ideia do que representa retirar pessoas de sua terra natal, de sua cultura e alojá-los em subúrbios das grandes metrópoles, empurrando-os para a bandidagem forçados pela fome que lhe doí, da falta do peixe que antes abundava sua mesa, humilde, mas digna.
Retire a gravata, para de pensar como os gringos, ponha um jeans, vá até o Marajó onde se tem o menor IDH do Brasil, lá você vai ver que não há cidades de concretos, shoppings, restaurantes, carros de luxo e outros símbolos falsos do desenvolvimento. Você vai ver rios, florestas e pessoas, que não roubam, que não fazem mendicância, pois tem onde morar, o que comer, de viver dignamente, usufruindo com sapiência dos recursos renováveis que a natureza nos proporciona. A felicidade, o desenvolvimento são conceitos relativos que não podem ser padronizados como o IDH.
Belo Monte é um projeto antigo, cujo governo federal quando oposição, foi capaz de enumerar todos os seus efeitos danosos ao meio ambiente, para as pessoas que lá residem, para nós paraenses que estamos cansados de ver nossos quintais serem invadidos por gente que não tem conhecimento suficiente para falar de amazônia.
Não me importa se as pessoas que encabeçam esse movimento sejam globais, o relevante nisso tudo, é que temos pelo menos alguns desses globais preocupados com o que nós nos preocupamos de há muito tempo. Quanto a ignorância de nosso povo, que mal sabe assinar o nome quanto mais um manifesto, é preciso que alguém comece a mostrar a eles o outro lado da história, e quem sabe um dia eles possam ter discernimento suficiente de escolher seus caminhos, sem as tais bolsas políticas que o governo lhes dá em troca da perpetuação do poder. 

11 comentários:

  1. Senhor Condureba, não pretendo polemizar o assunto, inicialmente quero lhe agradecer pelos esclarecimentos prestados em sua resposta. Não é pretensão minha promover a desgraça das regiões norte e nordeste em beneficio de minha região. Acho que a transamazônica deveria estar asfaltada e todos os projetos a ela planejados, funcionando plenamente o mesmo deveria ocorrer com a calha norte, a energia de Tucuruí deveria ser usada inicialmente na área de sua produção e posteriormente ir se espairando e, por fim se houvesse sobra exportá-la para outras regiões. Quanto a Natura o trabalho da empresa é louvável, mas não me parece que seja a libertação da população carente de sua região, não conheço e não ouvi falar de que algum fornecedor da Natura seja próspero. Sei perfeitamente que estas coisas não acontecem na sua região por culpa dos interesses dos capitalistas e políticos da minha região. Enfim, deixe sua região se desenvolver e cobre os benefícios para ela, protestando veementemente, como o fez para mim, quando eles forem atropelados. Um grande abraço e continue, mesmo que as vezes equivocado, defendendo o que é seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em hipótese alguma estou polemizando, só procurei justificar minha atitude em acatar o manifesto. Como disse o conceito de felicidade, prosperidade, são relativos, e com toda certeza aqueles que fornecem para a Natura são pessoas que cresceram e estão felizes pelo que fazem, pois a dimensão de prosperidade para eles é outra. Também não aceito que os capitalistas de sua região sejam isentos de culpa de elegerem minha terra para ser o celeiro energético do Brasil. Certamente você não gostaria que nós daqui elegêssemos o seu estado para comportar um usina nuclear, pois a lógica do desenvolvimento assim requer. A maior fatia do PIB brasileiro está na sua região, o maior número de brasileiros reside na sua região, a maior demanda de energia está na sua região, Tucuruí por si só já nos permitira alçar vôos para o que você qualifica de prosperidade, mas ela não é suficiente para garantir o adicional de prosperidade de sua região. Vocês precisam crescer mais e mais, ver as novelas da globo todas as noites, portanto que tal fazermos mais uma cagada ecológica no Pará, com mais uma UHE, a tal de Belo de Monte que foi por anos e anos postergada, em função de seus danos ambientais. É por esse motivo que assinei o manifesto, não pelos belos olhos dos globais que fizeram a propaganda, simplesmente pela essência da causa, que como disse, já estamos cansados de ser o escolhido para desses projetos pouco nos beneficiamos.

      Excluir
    2. Senhor Condureba, quero deixar bem claro que em momento algum escrevi algo tentando eximir de culpa os capitalistas e políticos de minha região, muito pelo contrario, deixei bem claro que sua região não se desenvolve exatamente pela interferencia dessas pessoas. Não tente confundir seus leitores imputando a mim coisas que não disse.Um bom domingo.

      Excluir
    3. De fato você não exime de culpa essas pessoas (políticos e capitalistas de sua região), mas isso não altera minhas ponderações.

      Excluir
    4. Falou pouco mas falou BONITO! Parabéns pela análise e resposta!
      FERNANDO E SOROCABA

      Excluir
  2. Nada, nada, botaram o nosso blogueiro para trabalhar, escrevendo. Obrigado Sr.forasteiro!

    ResponderExcluir
  3. Falou pouco mas falou BONITO! Parabéns pela análise e resposta!

    Tonico

    ResponderExcluir
  4. Deve ser uma merda falar, corresponder-se, com gente anônima. Quem não mostra a cara é um bosta que deveria ficar calado. Que coisa feia, ser anônimo e opinar. O blogueiro é o meu predileto. Admira-me o Sá, elogiar um anônimo, ensacador de opiniões, contra o blogueiro mais famoso do planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou pouco mas falou BONITO! Parabens pela analise e resposta!


      Tinoco

      Excluir
  5. O Fernando&Sorocaba e o Tinoco NÃO ME REPRESENTAM!!!!

    Tonico, o original

    ResponderExcluir
  6. E eu esqueci de falar que sou contra a ingerência de índios e palpiteiros em ações de desenvolvimento. Nenhum povo, centrado nessas éticas confusas, progrediu. Não creio em conservação de tolices para adiantar o mundo. O Brasil é o celeiro da ignorância dos piores políticos paridos para gerenciar o caos herdado.

    ResponderExcluir