Filho de José Maria Hesketh Condurú e Maria Antonieta Pinheiro Condurú, nasceu em Belém do Pará no dia 7 de fevereiro de 1929.
Em 1952 graduou-se em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Viçosa, hoje Universidade Federal de Viçosa. Durante o curso ocupou diversas funções acadêmicas destacando-se: presidente do Centro Esportivo e representante junto à Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) além de ser o fundador e editor chefe do jornal universitário “O Bonde”.
Retornou ao Pará, indo trabalhar como pesquisador do Instituto Agronômico do Norte (IAN) e professor de Agricultura Geral na Escola de Agronomia da Amazônia (EAA).
Em 1961 assumiu a diretoria do IAN quando esse foi transformado em Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuária do Norte (IPEAN), posteriormente EMBRAPA, onde ficou até 1968, quando retornou a condição de técnico do Ministério da Agricultura em Belém.
Em 1967, juntamente com: Italo Falesi, Walmir Santos e Laudelino Soares, criou a Agrimazônia Assessoria e Planejamento, o primeiro escritório especializado em assessoria e planejamento rural, atuando junto a agentes financeiros e de desenvolvimento regional. Durante muitos anos foi assessor da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Pará – FIEPA, onde recebeu a medalha do mérito Miguel Simão Bitar por relevantes serviços prestados. Foi ainda conselheiro regional do CREA-PA.
Foi diretor de esportes e vice-presidente de uma de suas grandes paixões, o Paysandu Sport Clube, notadamente na gestão Giorgio Falangola.
Escreveu diversos livros técnicos e sua última função pública foi presidir a Federação de Agricultura do Estado do Pará – FAEPA até seu falecimento em 27/12/1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário