Músicas, Seriedades, Burridades e Coisas Ogonorantes.

Um blog para quem não tem nada para fazer. Para pessoas que vieram do nada e hoje não tem porra nenhuma.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Xixi famoso.

Recentemente o homem do nariz mais perfeito do mundo, o Gerard Depardieu, tomou uns aços, abriu a braguilha e mijou no meio do avião. Como o cara é ator, acharam que se tratava de um filme, e era mais quem queria que o Gerard mijasse um pouquinho em: tampinhas, porta moedas, vasilhas, malas e sacolas para levar de recordação. Uma amiga minha que estava no vôo não conseguiu nem pegar um dos três pingos, chegou aqui toda pisoteada.

Facebucho.

Mal acabei de criar o Facebucho a Ticinha já se cadastrou, é a number Oooonnneee, enviou sua foto e seu perfil. Disse que está solitária a espera do alpinista dos seus sonhos. Está doida para ser reconhecida como Mulher Cuscuzão, para acabar de vez com a fama de Cocô Volta ao Mundo. O sortudo que conseguir fisgar (com aqueles anzóis imensos) a Ticinha vai ter somente dois probleminhas, é que Ticinha, por ordem médica, não pode dormir de peito pra cima pois tem um pavor de altura; e o vaso sanitário da residência, por ordem do encanador, deve ser aqueles tubulão de concreto.

Muito mal.

Um indivíduo estava sentido dores horríveis por todo o corpo. Doía da cabeça aos pés insuportavelmente. Resolveu então procurar um médico. Chegando ao consultório o médico fez todos os exames possíveis: tomografia, ressonância, ECG, ultra-som, endoscopia, etc. Após refletir muito, e com a feição de extrema preocupação, o médico virou-se para o cidadão e disse: - Sinto informa-lhe, mas tenho uma péssima notícia! O seu caso é terminal!
- Pelo amor de Deus doutor, quanto tempo ainda tenho de vida?
- Dez..., respondeu o médico.
- Dez o que? Dez anos, dez meses, dez dias?
O médico olhou para o relógio e continuou: - ...Nove, oito, sete, seis, cinco...

Pedecura.


Uma amiga aqui do blog foi fazer as unhas do pé com o Ajalso que disse que tinha diploma por correspondência de pedicure, e olha no que deu. Agora quem está pedindo cura é ela.

Esculhambaram de vez.


Depois do Netinho no Scala de Milão, o Lula resolve atacar de violinista. Nessa toada vou acabar adorando a Gaby Amaranto.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Colegaridades de colégio.

O Lobinho (Luiz Cláudio Lobo) resolveu bater uma foto minha num sábado desses lá na Sol Informática e postou no facebook. Minhas colegaridades do colégio da Universidade viram a tal foto e teceram mil comentários tendo em vista a mudança brutal ocorrida no meu físico. Na época do colégio fazia demonstrações do sistema ósseo para estudantes de medicina, e agora passei a servir de balão de oxigênio nos hospitais. Sei que teve gente que ventilou a hipótese de eu estar com verme, disseram até tratar-se de uma solitária. Porém diante do meu tamanho uma solitária é impossível, o mais provável é que seja uma anaconda, que logo logo estará sendo dizimada, pois estou de dieta das brabas, para quem sabe, até o final do ano, eu volte a ganhar o meu dinheirinho na faculdade de medicina.

E o outro? (by Maurício Sá).

O caboco sofrendo com o seu burro empacado que nada o fazia andar. Passa um cumpadre e diz: - Ah cumpadre, esse problema aí só tem uma solução! Vou buscar dois supositórios, um de pimenta de cheiro e o outro de malagueta, o negócio é o seguinte, o senhor põe os supositórios no rabo do burro e eu quero ver se ele não desempaca!
Na semana seguinte encontra o cumpadre e pergunta: - Que tal cumpadre, como foi?
- Ah cumpadre, foi uma beleza, coloquei o supositório de malagueta no rabo do bicho e ele saiu chispado em disparada.
- E que fizeste com o outro de pimenta de cheiro?
- Eu coloquei no meu cumpadre, senão não conseguia "arcançar" o bichinho nunca mais.

Doutor Sócrates.


No Fantástico de domingo passado o Sócrates, ex-jogador de futebol, que pulou uma fogueira danada por conta de uma hemorragia digestiva, deu entrevistas para o programa. O doutor já denuncia pela cara que é “comportado”. Confessou que todo o problema que enfrentou decorreu do excesso de líquido, aí o repórter perguntou: - Você bebe todo dia?
Responde o Sócrates: - “Todo dia não, só bebo um pouquinho de manhã e outro pouquinho à tarde. De noite só tomo café inglês, e quando estou dormindo tomo soro destilado na veia.”

UFC Rio.

Tenho quase que certeza que esqueceram de avisar o búlgaro Stanislav Nedkov que largou cacete no brasileiro (Luiz Cane , o Banha), pois os demais adversários vieram tudo acertado, bastava um catiripapo mal dado pelos brasileiros que os gringos já se estatelavam no chão. O tal de Toquinho que lutou na preliminar não ensaiou bem a marmelada, achou que já tinha ganho quando viu seu oponente se jogar no chão, porém o juiz não decorou como devia o script e tiveram que voltar a lutar mais um pouquinho. A maior piada da noite foi o japonês que lutou com o Anderson Silva, pegou dois petelecos e foi à lona, uma desonra para o povo do Japão. Imagina esse japona na mão daqueles almirantes de porta-aviões japoneses na época da segunda guerra. No mínimo ia ter que lavar e encerar o convés do porta-aviões antes de cometer haraquiri com a enceradeira. 

Esculhambaram a guerra com baladeira.


Depois de ter dado uma banana para os italianos não extraditando o Cesare Battisti o Brasil apronta outra, justamente na terra da ópera, em plena Milão, ao realizar recentemente o show do pagodeiro e cavalgadura Netinho. Para piorar os ogonorantes do Robinho e Tiago Silva deixaram tudo de lado para ver essa excrescência.  Já pensou o João Sá por lá no dia do show, certamente estaríamos nessa hora pedindo para trocar o Battisti pelo João, pois ia ser caco de Tiaguinho, Robinho e Netinho pra tudo que é lado. 

Ceguinho bacana.

Um cachorro faz xixi na perna de um ceguinho que estava parado na esquina esperando para atravessar a rua. Ao sentir o líquido escorrendo pela perna, o ceguinho enfia a mão no bolso e oferece uma bolacha para o cachorro.
Ao ver a cena, uma velhinha comenta: - Nossa como você é bonzinho! O cachorro fez xixi em sua perna e você ainda dá bolachinha pra ele!
-Mas quando, eu só quero saber onde que está a cabeça dele pra dar uma porretada com a bengala!

Trinta mil.

No dia de ontem chegamos a 30 mil acessos. É muita areia para o meu chinelão, isso por que eu não dirijo e não uso sapato.

domingo, 28 de agosto de 2011

O Sedex é 10.

Em plena batalha do Riachuelo o entregador dos correios chega no navio e brada em voz alta: - Sedex para o Senhor Marcílio Dias. Quem é Marcílio Dias?
Um dos marinheiros no furor da batalha aponta para a direção onde o Marcílio Dias estava esgrimando heroicamente contra 3 paraguaios. O carteiro vai até o local do confronto e se aproxima de Marcílio e informa: - Trouxe aqui uma correspondência para o senhor, pegue e assine aqui.
- Meu amigo, você não está vendo que eu estou sem um braço e lutando contra esses paraguaios.
- Pero qué este ciudadano hace aquí con luchar de la gente?
- Minutinho aí seus guaranis, segura a espada do homem, ele precisa assinar a entrega, pois isso é Sedex 10, e tem que chegar no horário. Por ocaso seu Marcilio, que horas são?
- Vê aí no braço que está no chão, e deixe eu lutar senão não ganho a medalha.
- Podemos volvernos a la lucha, Marcílio? E cuál es Sedex?
- Isso eu não sei não, melhor perguntar lá no posto Ipiranga.

Imagina o resto.

Os cientistas afirmam que o único espermatozóide que consegue chegar no óvulo e gerar os seres humanos, é o melhor e o mais forte de todos os bilhões ejaculados durante um ato sexual entre um homem e uma mulher. Dito isso, fico intrigado quando vejo um ogonorante que torce pelo flamengo; se essezinho foi gerado pelo melhor espermatozóide do pai dele, imagina se um dos últimos resolve fazer uma trapaça e chegar na frente. No mínimo o cara seria, além de flamengo: remo, palmeiras, bregueiro e atendente da Casa Salomão.

Veneno dos bons.

- Querido lhe pedi veneno para matar ratos e você me trás uma caixa de mate leão.
- Querida se mata até leão você acha que não vai matar um rato!?

Piada burra # 57.

A morsa se vira para a colega e reclama: - Oh! vida, aqui no Alaska não tem um feriado! 

Tombém temos um.

O JP do Lúcio Flávio nem bem chega às bancas e o Cerqueira já escreve tecendo elogios, largando o malho ou endeusando o Lúcio. É o responsável de algum tempo por 98% dos textos do jornal, na medida em que o Lúcio mal consegue escrever, pois quando pega no teclado, lá vem o Cerqueira com seus tratados. Para não ficar atrás dessa moda, conseguimos sem querer o nosso Cerqueira, só que o nosso é com S, conhecido em Concórdia como R.S. ou R. Serqueira para as colegaridades. É o único que escreve pro blog, é corrigindo o analfabeto do editor, tacando o cacete quando o tema é ruim e demonstrando inteligência e bossalidade na solução de problemas. Assim, ó Lúcio, não é que eu queira te copiar, é que o nosso Serqueira não larga do meu pé de modo algum.

Encerramento.


Glorioso.


E estrela solitária continua a brilhar. Está jogando com consciência e convencendo. Tomara continue assim, que no final será só alegrias.

Música de Cabeceira Renato Condurú # 8.

Para finalizar a semana Renato Condurú vamos postar a canção Disse Alguém (All Of Me de Seymour Simons), versão de autoria de Geraldo Marka e Haroldo Barbosa. A gravação é do genial quarteto formado por João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, presente no disco Brasil (Warner Bros – 1981).  A canção vai ficar postada até a próxima quinta-feira.

Ninguém é de ferro.

Hoje como vocês devem ter notado o Blog está enorme, tudo por conta da folga que terei na segunda. Na terça retorno com muitas burridades, cavalidades, bossalidades e outras ogonorâncias.

sábado, 27 de agosto de 2011

Palmo Em Cima.

Comecei a jogar celotex (time de botão) desde os tempos de Vila Hortência, com 7/8 anos. Meus parceiros de jogos freqüentes eram o Condurú Neto (primo), o Pepe meu irmão e mais tarde o Rui Cabeça. Jogávamos com botões de madeira, tudo dentro do figurino: bola de lã, traves feitas pelo Raimundo (amigo da família que trabalhava no IPEAN), com redes e até símbolos de clubes sobre os botões. No início os times representavam os clubes da vida real (Paysandu, Botafogo, Corinthians, etc.). Realizávamos verdadeiros campeonatos com premiações de taças e medalhas. Prestes a iniciar um desses torneios, o papai nos surpreende ao pedir para incluí-lo, avisando que seus jogos teriam que ser aos sábados, domingos e feriados. Não houve objeções e permitimos que ele participasse do campeonato. Na surdina conseguiu alguns botões emprestados com o Pepe e montou o time dele, o Palmo Em Cima Futebol Clube. Habituados em jogar com clubes famosos de nosso futebol, achamos a proposta audaciosa, pois onde já se viu o Palmo Em Cima ganhar do Paysandu, do Botafogo, clubes de tradição. Para nós seria um verdadeiro vexame. No dia do primeiro jogo do Palmo Em Cima, o papai apresentou a escalação do time, eram nomes dos mais esquisitos, tipos aqueles que usou no PLANTÃO ESPORTIVO da Rádio Katraka (vide Manuscritos Rádio Katraka # 5 – Plantão Esportivo Parte 2). Lembro de dois jogadores, um ponta-direita chamado Negatóviski, que segundo ele era um russo naturalizado igarapé-açuense, e o centroavante Pelé Gomes, um português a cara do Pelé da casa da vovó. Para encurtar ele participou de algumas partidas e fez bonito, pois ganhou alguns jogos e perdeu outros, porém foi obrigado a desistir em razão de ter esfolado os dois joelhos, na medida em que jogávamos no assoalho de casa. Depois dessa participação do papai, deixamos de usar os times tradicionais e passamos a criar nossos próprios times, com escudos, camisas exclusivas e nomes esdrúxulos. 

Manuscritos Rádio Katraka # 6.


- PIM-PAM
- Passamos a seqüência: ESPETÁCULOS CINEMATOGRÁFICOS.
Toda a programação de hoje dos cinemas da cidade. ATENÇÃO.
- CINE CAPIVARA: sessões contínuas desde as 15:30 horas. O emocionante drama: “O CEMITÉRIO DOS DESESPERADOS”. Com Honeybrook Gonçalves e Marilyn Gouveia. Uma jóia da cinematografia da Lituânia, representada pela “PRESEPADA PICTURES”. Inteiramente filmado nas ilhas do oriente próximo. Direção de Cecil B. D. Miller. Um dos espetáculos mais emocionantes dos últimos tempos. Ele era cego porém seu destino era imundo. Não percam. Em Steptrocólor e CanaVision-70. Abatimentos para estudantes, militares e rádio-técnicos.
- CINE GORGULHO: às 17:45 e às 21:32. O maior bangue-bangue de todos os tempos: “A MORTE É MINHA PARCEIRA”. Com o elenco mais premiado da cinematografia americana: West Tamarino – no papel do artista. Helen G. Azevedo – no papel da moça. Edward Copertone – no papel do pai da moça. Mário Paccini Cervello – o famoso astro italiano, detentor de um Oscar, no papel do bandido. Fred Nixon – no papel do cachorro, e Velhão Holmes – no dificílimo papel do garoto. “A MORTE É MINHA PARCEIRA” Orgulho da “Twenty-Four Century Incorporation & Cia. Limitada”. E ainda na seqüência ESPETÁCULOS CINEMATOGRÁFICOS o PANORAMA DA CIDADE cede seus microfones a CEDRO VERIDIANO. O papa da critica cinematográfica que apresentara o seu festejado comentário diário.Antes porém lembramos que a crônica cinematográfica de CEDRO VERIDIANO vai ao ar sob o alto patrocínio da FEIJOADA EM LATA VENEZIANA.
- E com vocês, no PANORAMA DA CIDADE CEDRO VERIDIANO e sua festejada CRÔNICA CINEMATOGRÁFICA.
- O meu amável “good morning”, prezado cinéfilo. Com 8 anos de editado “A Condessa do Ping-Pong” transparece muito mais suas deficiências. Parece que foi a 29 anos que Charles Capim, atendendo ao produtor Joseph Epstão da “Magistral Pictures” rodou em interiores nos Estúdios Blackwood (Inglaterra) aquela película e a filmagem, mesmo assim durou apenas três dias. As deficiências narrativas apresentam deslizes das quais o espectador pode muito bem compreender os motivos (ou “o” motivo). Capim, ou Cápim, como queiram alguns, tinha 126 anos quando fez o filme. Sem a vitalidade dos anos em que jantava com a Princesa Izabel e com a mentalidade do cinema do tempo de José do Patrocínio, optou por todas as seqüências em interiores. Quando, por exemplo, você vê a artista principal, Florinda Balcão na praia do bispo, na verdade você está vendo Florinda Balcão no “set” com a praia projetada atrás, à maneira dos velhos cenários de papelão com que se trabalhava antes do cinema exigir maior realismo. Mas isto não é deslize narrativo. Deslize é a montagem capiniana. Quando Lorde Strogoff está conversando em médio plano com Valter Sentina, no plano seguinte (um plano mais distante) ela está em posição diferente (uma hora com as pernas cruzadas, outra com os dedos no nariz). Daí os poucos detalhes ou campos e contra campos que o filme tem. Historicamente importante (pois é um dos anti-penúltimos filmes de Capim (ou Cápim, conforme é conhecido em Pernambuco), “A Condessa do Ping-Pong” é um divertimento para os dias de enchente em Marabá. Não tem muito valor cinematográfico mas é de fato inferior aos piores celulóides já fabricados em Pinstreet. Cotação: Muito Bom.

Reclames Katraka – Diversos 6.


Músicas de Cabeceira Renato Condurú # 7.


Mais uma vez Chico Buarque se faz presente na cabeceira do velho Renato. A obra Samba e Amor ganha interpretação na voz de João Nogueira acompanhado ao piano de Marinho Boffa. A gravação está no disco: João Nogueira & Marinho Boffa – Chico Buarque, Letra & Música (Lumiar Discos - 1996).

Reclames Katraka –Diversos 7.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Nem tudo são jóias.


Na ocasião morávamos na casa 6 da Vila Hortência, aquela que fica na Quintino Bocaiúva em frente ao colégio Moderno, onde o papai dava aulas para concluintes do científico (hoje 2º grau). Próximo ao final do ano, no início da tarde, a mamãe recebe a visita de uma senhora muito bem vestida, proprietária de uma joalheria em Belém. O velho não estava em casa, estava dando aulas. Conversa vai, conversa vem, quando a mamãe chama todos os filhos, e a elegante senhora começa a presentear cada um de nós com uma jóia. Eu devia ter 9 anos e lembro que recebi um relógio dourado, não sei se era de ouro. Presenteou o restante da família com outros relógios, cordões, anéis, pulseiras e gargantilhas.  Quando foi embora, a mamãe nos disse que a referida senhora era mãe de uma aluna do papai, e que estava retribuindo os ensinamentos matemáticos que o velho havia proporcionado para sua filha. Próximo ao jantar o papai chegou em casa, onde aguardávamos ansiosos para contar a novidade. Ouviu a história pediu a mamãe que recolhesse todas as jóias, e saiu com a velha na mesma pisada. Depois de algumas horas eles retornaram, foi quando o papai esclareceu os fatos, disse que havia devolvido todas as jóias e não gostaria que reclamássemos. A senhora das jóias de fato era mãe de uma aluna que estava prestes a ser reprovada, e tentou através dos mimos reverter a situação. Os presentes e a ingenuidade da mamãe deixaram o velho indignado. Só sei dizer que a moça foi reprovada e deixou de prestar vestibular naquele ano. Repetiu e foi novamente aluna do papai, deixou a desatenção de lado, se dedicou aos estudos e passou com louvor. Formou-se em matemática e se tornou uma grande amiga do velho.

Manuscritos Rádio Katraka # 5. (Plantão Esportivo – Parte 2).


Vamos agora ao NOTICIÁRIO DO ESPORTE. À tarde de ontem estiveram exercitando os profissionais do Esporte Clube Pão de Milho. Inicialmente, sob a direção do Capitão Marvel de Oliveira, os atletas se submeteram a exercícios esdrúxulos e setentrionais, e, em seguida fizeram uma caminhada até os Confins do Judas. Após dois copos de água gelada e três de Guaraná Jacamim – o guaraná que é bom para o rim – iniciou-se o ensaio, agora sob a direção do treinador Moisés Benarrós. Os titulares venceram os reservas pelo escore mínimo, gol de Cabeludo III e a atração do ensaio foi a presença de Cabeludo II, egresso do Panorama XXXI. Para o jogo de amanhã contra o Clube de Regatas Vasculho foi escalado o seguinte esquadrão: Goleiro, com a camisa 1, Corujão; lateral direito, camisa 315 Garrastazu; zagueiros centrais: camisa 27, o famoso “full back” inglês, recém contratado, Zé Gomes; camisa 7 ½, Antonio Medeiros o popular Parabéns; lateral esquerdo, camisa 2001, Raymundo de Alencastro Borba Filho, em substituição a Cabeludo I que foi suspenso por um ano por ter agredido o cunhado do juiz Severino de Alencar, mais conhecido no “bas-fond” como Ceariba. O meio de campo conta com Piscina (camisa 315, em algarismos romanos para não confundir com Garrastazu) e Cupijó, que jogará sem camisa. No ataque camisas 78, 79, 80 e 81, respectivamente, Cabeludo III, Judeu, Observação e Cabeludo II.
- O Esporte Clube Mandrake acaba de contratar o meio-campo argentino Sovaco Guerrero que assinou documento em branco. Trata-se de fenomenal reforço, já que o jogador portenho não apenas joga em todas as posições como também é faixa preta no judô e faixa alaranjada de capoeira, alem de atuar com grande desembaraço de bandeirinha. A curiosidade a respeito deste craque é que ele joga sem calção e apenas nos treinos é que veste a camiseta.
- Noticias do Voleibol: hoje a noite na quadra do Presídio teremos a decisão do torneio Men de Sá com a partida entre os sextetos do Bem-te-vi e do Curva da Castanheira. A sensação da noitada será a presença do Índio do Maranhão que dará o pontapé inicial.
- Em Nova Delhi ou Dublin GUARANÁ JACAMIM que é bom até para alastrim.
- Conforme já anunciamos, domingo, a partir das 17 horas, hora de verão na Grã-Bretanha e países satélites, estaremos narrando, diretamente do Japão, a partida internacional de xadrez entre Rússia e Ananindeua, na palavra vibrante de Leitão Jr., o camisa 19, transmissão em cima do lance. A equipe de Ananindeua jogara desfalcada de Pirarucu que sofreu entorse no tornozelo, porém os demais encontram-se muito bem preparados fisicamente. Atuarão por Ananindeua: Parangolé, Godofredo e Pioformine-C, enquanto a Rússia irá de Petrovsky, Igor Fedor (mais conhecido nos Estados Unidos como Fedôr) e Manuel Ferreira, o famoso líder comunista português, agora naturalizado polonês. A Rússia tentou impedir a atuação de Pioformine-C, alegando que não nasceu em Ananindeua e sim em Soure; a situação já foi contornada e teremos a presença do famoso homem de letras na equipe da camiseta marrom-anil. Em caso de empate, a Federação Internacional de Xadrez, sediada em Caripi, município de Igarapé-Açu, decidiu que será jogada uma partida de sinuca no bilharito “Deus é Bom Pai”, a qual sofrerá tantas prorrogações de 15 minutos até que seja apontado o vencedor. Se mesmo assim não surgir o campeão, então será jogada uma partida de burro-casado.
- Com uísque, cachaça ou gim GUARANÁ JACAMIM.
- E, amigo ouvinte, aqui encerramos o nosso Plantão Esportivo um presente do: GUARANÁ JACAMIM, que em norueguês ou em latim se pronuncia assim: JACAMIM. Amanhã neste mesmo horário estaremos com outra edição matinal do: PLANTÃO ESPORTIVO.

Reclames Katraka – Hora Certa Locomotiva.


Músicas de Cabeceira Renato Condurú # 6.


Novamente o grande Dorival Caymmi se faz presente dentre as músicas que o meu pai gostava. A composição de Caymmi escolhida é João Valentão, interpretada por Ná Ozzetti, em seu disco Show (Som Livre – 2002).

Reclames Katraka – Diversos 5.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O que dizer.

Hoje é o dia do soldado, e como dizia meu pai, é o dia da castanha do Pará e do mucajá. É também a data de nascimento do meu velho. Eu tinha 19 anos quando ele faleceu em um acidente automobilístico, e perdi bons anos de uma convivência mais estreita. Depois de todos esses anos, sua ausência só faz ampliar a saudade, pois todos que tiveram oportunidade de conhecê-lo, como amigo e/ou aluno, quando falam comigo fazem questão de tecer elogios a sua pessoa, rezam palavras que nos enche de orgulho. Como gostaria que ele estivesse por aqui, presenciado a evolução da informática, para o qual já se dedicava antes de falecer. Para usufruir das tecnologias de áudio e vídeo, o que lhe permitiria ouvir o som digital, assistir shows musicais, filmes e até mesmo registrar a sua rádio Katraka com softwares e meios mais avançados (a barulhada ia ficar melhor). Para acompanhar a evolução do Tom, do João, do Edu, do Chico, do Alf e do surgimento do Guinga, dos Adnets, de Zé Wisnik, de Mônica Salmaso, da Orquestra Jovem Tom Jobim, assim como de outros músicos do jazz que ele também admirava. Para dedilhar violões de melhor acústica, mais sonoros, com acordeamentos mais modernos. Para degustar as boas cervejas do ramo, especialmente as artesanais feitas com esmero pelos mestres cervejeiros. Para aprofundar seus conhecimentos matemáticos, e espraiar seus ensinamentos através da internet. Gostaria de abraçá-lo e presenteá-lo neste dia, em agradecimento a tudo aquilo que me ensinou e deixou de precioso: a honestidade, a educação e o bom humor. Infelizmente nada disso é mais possível, só me resta cantar o parabéns, sem saber o que dizer. 

Competição de quelônios.


Residindo na Brás de Aguiar naquele casarão de extenso corredor, éramos vizinhos do amigo Rui Cabeça, e vez por outra passávamos a tarde no quintal de casa treinando o Emengardo. Melhor explicando, no quintal de casa havia uma trave de futebol e lá estimulávamos o Mauro, o caçula, a ser o melhor goleiro do Brasil, o Emengardo, nome artístico do homem, caso desse certo, e não deu. Quando chovia o quintal enchia de água permitindo que nós divertíssemos mais ainda, brincando com uma tartaruguinha e uma perema que moravam por lá. Num determinado dia antevendo um pampeiro dos bons, convidei o Rui para uma disputa de natação, entre a minha tartaruguinha e a perema, que reservei pra ele. Antes do embate, pintei o casco do meu quelônio de preto e branco, nas cores do meu querido Botafogo. Por sua vez o Rui como ogonorante que é, pintou o casco da perema de rubro-negro. Veio a chuva, e o quintal enchendo, nós ansiosos para darmos início à competição. O papai estava em casa e a tudo assistia de uma janela que dava para o quintal. Posicionamos os quelônios e o tiro de largada foi disparado. A botafoguense por ser uma tartaruga disparou na frente, e a perema flamenguista afundou como esperado, pois não tem familiaridade com a natação. Cada competição que ganhava o Rui pedia revanche. Vendo o desespero do Rui, e achando que eu já estava tripudiando demais, ele resolveu chamar o Cabeça, e pediu que levasse a perema. Passaram alguns bons minutos na cozinha, eu fiquei aguardando no quintal. Lá vem o Ogonorante escondendo a perema nas costas. Posicionamos os quelônios para nova largada, e a perema saiu em disparada deixando minha tartaruga para trás. Não acreditando no que via fui olhar detidamente a perema, e constatei um esparadrapo no casco da bichinha. O velho sabedor que a perema por natureza não teria nenhuma chance de vencer, chamou o Rui e deu a dica de colar com esparadrapo um pedaço de isopor no peito do animal. Estrilei alegando irregularidade, mas ficou a lição: que não se deve ganhar sempre.

Manuscritos Rádio Katraka # 4. (Plantão Esportivo – Parte 1).


ATENÇÃO; O GUARANÁ JACAMIM, sabor do inicio ao fim. Tem o prazer de apresentar: “O PLANTÃO ESPORTIVO”. Os microfones da rádio KATRACA são agora entregues ao CAMISA 19 e sua famosa equipe 739 vezes campeã de audiência em todo o norte da Guiana Francesa.
O PLANTÃO ESPORTIVO
- No botequim peça assim: traz um JACAMIM pra mim...
- Iniciamos o nosso plantão de hoje com o COMENTÁRIO BISSEXTO E INTERFEDERAL na palavra de CARANGUEJO COSTA o reporte suicida.
- Alô amigos. Desde muito tempo que o problema das arbitragens vem afligindo a Comissão Central de Árbitros muito mais que os clubes. Do que podemos deduzir dos últimos jogos efetuados em nossos gramados, a CCA já não dispõe de seleto número de ladrões para escalar. Por exemplo, no jogo interestadual entre o 1º de Outubro e o Serpentina realizado anteontem no campo do Esporte Clube Mandrake, foram marcados apenas sete pênaltis dos quais seis foram anulados depois da partida, sem contar com quatro gols feitos com a mão e cinco em pleno impedimento. Felizmente a honestidade de um dos bandeirinhas corrigiu o engano e a partida pode tranqüilamente terminar em 0x0. Ora, ora, meus senhores, o que vem significar isto? Simplesmente que a roubalheira está totalmente desmoralizada. De que adianta escalar os principais ladrões para funcionar num trio de arbitragem, se não é possível manter a decisão. Um jogo que deveria terminar pelo menos 12x7 foi totalmente deturpado pela atuação vidente de homens sem escrúpulos, verdadeiros escroques, patifes, safados, salafrários, filhos disto e mais daquilo que não sabem manter a calma e o sangue frio e vão enxovalhar a dignidade de uma platéia que se não foi das maiores, pelo menos não apedrejou aos jogadores, limitando-se a jogar bombas e a gritar palavrões. Meus senhores, já está na hora de tomarmos enérgicas providencias, contra os responsáveis por estes fatos lamentáveis, principalmente contra os dirigentes e policiais que não souberam se postar a altura do ambiente idôneo e respeitável. Da próxima vez seremos obrigados a tomar a iniciativa de solicitar à torcida que execute o linchamento sumario de todos os que tentam prejudicar a esportividade e o ambiente amistoso de nossos gramados.

Reclames Katraka – Serraria Corta Essa.


Músicas de Cabeceira Renato Condurú # 5.


O grande Tom Jobim que aprendi a apreciar e admirar com o papai, em parceria com o Chico Buarque, sonoriza o blog com Retrato em Branco e Preto, uma das canções de cabaceira do velho Renato. A interpretação é da dupla Fernanda Cunha e Zé Carlos, a gravação está registrada no disco da dupla “Zingaro” (CID – 2007).

Reclames Katraka –Diversos 4.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Paixão pela matemática.


Meu pai se formou em Engenharia Civil, porém optou por ser docente lecionando matemática, e chegou a ser catedrático na ciência, o equivalente hoje ao curso de doutorado. Ensinava matemática desde os tempos de curso científico, primeiramente para colegas de colégio. Depois como estudante no curso superior de Engenharia começou a dar aulas em vários colégios de Belém: Moderno, Carmo, Nazaré, Santa Maria de Belém, Gentil Bittencourt e outros. Dava aulas como um condenado, contudo amava muito o que fazia. Vale lembrar que o velho também ensinou Astronomia no Curso de Marinha Mercante, substituindo o vovô (pai dele) que era titular da matéria, porém sua paixão era a matemática. Juntamente com o vovô foram pioneiros e fundadores do Núcleo de Física e Matemática, que ficava na Av. Independência (atual Magalhães Barata), ao lado da FEIJ (Federação Educacional Infanto-Juvenil). E tanto o vovô como o papai chegaram a ser Coordenadores do referido Núcleo.  A mamãe conta que numa ocasião foram ao cinema Nazaré, e a película ao que parece não estava agradando muito o papai que demonstrava estar preocupado com outra coisa, já a velha estava concentradíssima no filme. Em determinado momento a mamãe olha para o lado onde deveria estar o papai, e constata a poltrona vazia. Julgou que o velho tivesse ido ao banheiro, entretanto ante a demora ficou preocupada e resolveu sair do cinema, ir até a bilheteria perguntar se alguém havia saído no meio do filme. A bilheteira disse que sim e descreveu uma pessoa parecida ao papai. A mamãe se preocupou mais ainda e começou a vasculhar pelas casas comerciais próximas ao cinema. De repente avista o velho escorado na porta da Livraria Martins, vai até ele e pergunta que diabos estava fazendo, e por que a deixara sozinha no cinema. Calmamente o homem responde: É que resolvi um problema de matemática, e precisava anotá-lo, daí ter ido até a livraria para comprar um bloco de anotações.

Manuscritos Rádio Katraka # 3.


- ATENÇÃO AMIGOS, MUITA ATENÇÃO.
Nesta hora exata entra no ar o grande programa O PANORAMA DA CIDADE.
Comandado pelo nosso companheiro PAE DELA ALMEIDA. O animador da humanidade. Brincadeiras, piadas, concursos e o roteiro diário da metrópole. O PANORAMA DA CIDADE.
- Alô Pae Dela, alô Pae Dela.
- Alô ouvintes, aqui estamos. Hoje, além das brincadeiras e concursos, teremos cães amestrados, jogos de pólo e corridas de automóveis. E por falar em telefone vamos aos nossos concursos telefônicos. O amigo ouvinte já conhece a brincadeira – faço uma adivinhação e se você souber, ligue o telefone para nós dando a resposta. Se a resposta for certa ganhará uma entrada grátis para o Circo Greco-Boliviano. O nosso amável patrocinador. E vamos para a primeira adivinhação – ATENÇÃO.
- Qual o osso que faz mais barulho?
ATENÇÃO, vamos repetir: qual...
- TRIM...
- Já? Vamos atender.
- Alô.
- Alô, quem fala?
- É da Rádio KATRACA?
- É, bom dia, quem está falando? Como é o seu nome?
- José Maria Aguiar Garcia.
- Seu Zé Maria, o senhor sabe a resposta? Qual o osso...?
- É o fêmur.
- O senhor errou, mas porque o fêmur?
- Porque sendo o maior osso, a barulhada deve ser maior.
- Nada disso. Lamento muito, mas o senhor perdeu.
- Obrigado.
- Até logo. Esteja ligado na rádio KATRACA. Logo mais teremos sensacional entrevista e os anúncios de cinema. Vamos dar mais uma oportunidade. Se você sabe a resposta telefone imediatamente. O Circo Greco-Boliviano está armado...
- TRIM...
- Alô, é da rádio KATRACA?
- Sim, você sabe a resposta? Qual o osso...?
- É o omoplata.
- Nada disso. Infelizmente a senhora.
- É o vômer.
- Nada minha senhora.
- É o cóccix!
- Olha, nem bem, não é nada disso. A senhora não sabe e está tentando adivinhar. A senhora já pensou que são 206 ossos só no corpo humano. Se a senhora vai querer ir no adivinha não dá. Muito obrigado e até sempre!
Vamos dar mais uma oportunidade. É a ultima...
- TRIM...
- Alô? É o Pae Dela?
- Alô, sim. O senhor sabe a resposta?
- Sei, é o martelo.
- De fato o martelo faz zoada, mas lamentavelmente o senhor errou, não é o martelo.
- Obrigado, até logo.
- Bom dia
Como ninguém acertou, vou responder – o osso que faz mais barulho é o rádio.
Daqui a pouco voltaremos com outra de nossas conversas telefônicas, sempre uma gentileza do Circo Greco-Boliviano.

Reclames Katraka – Joalheria Torpedo.


Músicas de Cabeceira Renato Condurú # 4.

Hoje a música de cabeceira do velho Renato é de Ari Barroso e Luiz Peixoto, Por causa daquela cabocla. A interpretação é de Jards Macalé, presente no disco: Amor, Ordem e Progresso (Lua Discos – 2003).

Reclames Katraka –Diversos 3.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sem grito.


Amante da boa música o papai comprou junto ao Sr. Tamer (uma loja de peças e eletrônicos, que ficava na Campos Sales entre João Alfredo e 13 de Maio) um som modular, com amplificador Gradiente, 2 caixas acústicas Gradiente e um toca discos da famosíssima marca Garrard, era um som bom para os padrões da época. Na mesma ocasião, a mamãe contratou temporariamente uma cozinheira, já que a titular, a Eliete, havia pedido as férias. Não lembro o nome dela, mas era uma mulher intrometida. Havia uns dois dias da semana que o papai vinha almoçar em casa, não ficava full time na universidade. E num desses dias, logo após o almoço, foi tirar sua sesta. Residíamos em um sobrado na Gentil de dois andares. Os quartos ficavam no andar de cima, e o tal som ficava na sala, no andar de baixo. De repente se ouve o som do papai tocar, a música era O Grito na voz do Agnaldo Timóteo. A enxerida da cozinheira trouxe o LP da sua casa para ouvir no som do papai, logo onde! O velho que tinha um ouvido apurado, e lembrando que não tínhamos vizinhos (de um lado funcionava uma empresa de engenharia, e de outro um terreno dos padres) cobrou da mamãe uma atitude: - Acho que essa barulhada vem do meu toca discos! A mamãe disse que não sabia; e diante da inércia da velha, o papai desceu as escadas e deu de cara com a cozinheira ouvindo o tal LP do Agnaldo Timóteo. O velho meio sem jeito para tratar do assunto, pediu licença a moça, levantou o braço do toca discos e retirou a agulha do mesmo; se virou para a intrometida e disse: “Minha senhora esse som é meu, e não pode em hipótese alguma tocar tamanha porcaria. Passe bem!” E subiu com a agulha no bolso encerrando por completo a audição da enxerida.

Manuscritos Rádio Katraka # 2.


E atenção, amigo ouvinte, a JOALHERIA TORPEDO tem a honra de apresentar: - “HORÓSCOPO”: com Oscar Mardoso, o homem que sabe e entende os mistérios surpreendentes e absurdos.
- E com a palavra Oscar Mardoso e o seu famoso HORÓSCOPO.
- Bom dia, amigos. Comecemos pelo signo de:
ÁRIES: confie na sua boa estrela. As nuvens cor-de-rosa vão chegar. Seja perseverante e severo. Dia favorável para ouvir rádio e fazer viagens rápidas, por exemplo no “Tamoios-Agronômico”. Determine seu êxito no sentido de alcançar suas ações, ou, o que será melhor, determine suas ações no sentido de alcançar seu êxito.
BOUM...
TOURO: elevação na vida. Pode contrair empréstimos abaixo de 26 cruzeiros. Correspondências comerciais com cidades do Faroeste e do sul do Rio Grande do Norte. Pessoas amigas proporcionarão perspectivas de evasão e loucura sistemática.
BOUM...
GÊMEOS: chance em jogos de azar, mas evite jogos desonestos e ainda jaburu, sete e meio e burro em pé e evite o carteado de um modo geral. Coordene bem os seus pensamentos e os músculos laterais, porque, sua felicidade e bem estar escolar estarão favorecidos. Dia propicio para assistir filmes de Tarzan, de Trinity e de Valdik Soriano.
BOUM...
CÂNCER: colabore com os demais mas não demais. Terá um dia feliz, se procurar evitar nativos de capricórnio, de virgem, de leão, e de todos os demais signos. Aja com determinação, escolhendo sem hesitação o programa de cinema ou de televisão que irá assistir. As surpresas irão aguardar a sua atuação.
BOUM...
LEÃO: se você for padeiro, estará sob excelente influxo astral. Se tiver outra qualquer profissão, protele compromissos extras. O sol transitando por aquário só lhe traz plenos êxitos em suas colaborações escritas, faladas ou televisionadas.
BOUM...
VIRGEM: fase propicia e condensada. Evite o nervosismo e conte com o apoio e o favor de estivadores, índios e vampiros. Muitas pessoas poderão manifestar sucesso pelo seu interesse social. Pode comparecer a festas, divertimentos, rodas de samba e restaurantes típicos, austríacos e, na falta destes, observatórios astronômicos ou pirâmides longitudinais.
BOUM...
LIBRA: não conte com cooperação dos nativos de Áries; eles estão preocupados demais com o horóscopo deles para se preocupar com o seu. Fase astral propicia para sorvete de tapioca ou alguma bebida à base de Gim, tucupi e gordura de caranguejo. Sua mente analítica estará preparada para toda espécie de desaforo, insultos, impropérios, elogio, discurso ou outro qualquer palavreado impróprio. Não se afobe embora o natal esteja distante, o dia de hoje nada tem a ver com isso.
BOUM...
ESCORPIÃO: com o sol em aquário e a lua em peixes, os negócios estarão cada vez melhores. O dia será ótimo para o amor e para o casamento caso tenha nascido no sétimo decanato. De outra forma poupe o seu dinheiro, evite comprar: cascalho, pipoca, chiclete, lâmpadas, amendoim, conjuntos sanitários e lajotas esmaltadas. Faça bom negocio, comprando: pregos, pandeiros, graxas e injeções para frieiras. E não se esqueça de comprar também: anéis, algemas, laminas de barbear, ventarolas, revistas do Fantasma e do Pluto.
BOUM...
SAGITÁRIO: este é o seu melhor dia do ano. Senso nos estudos de fabricação de aspirina condensada e, se você estiver na 4ª serie, pode ficar certo que durante estas férias ninguém vai lhe obrigar a passar para a 5ª. Evite andar de trator. Procure ler romances tristes e ver filmes de bangue-bangue. Ótimo ao amor e a coceira.
BOUM...
CAPRICÓRNIO: está agora sob influencia da casa astral da fortuna. Compre uma garrafa de água soda, uma revista de piadas, um guaxinim, uma caixa de lápis de cor, 250 gramas de sal, uma espingarda de caça, um balão, um extintor de incêndio, uma dúzia de quibes, um terreno em Almeirim, um catalogo de selos e um pote de mel de cana. Só assim se convencerá de que está de fato sob a casa astral da fortuna. Não se esqueça também de lembrar que o dia de hoje é ótimo para o bem estar e sua inteligência, de modo que de nada vale comprar do que antes falamos.
BOUM...
AQUÁRIO: até que aniversarie tome cuidado com os tornozelos, as axilas e o umbigo. Pode comer qualquer coisa, principalmente frutas, mas evite se exceder na mutamba, mucajá e na castanha do soldado. Se já aniversariou o sol no segundo decanato de seu próprio signo lhe proporcionara algumas doenças perigosas, principalmente frieiras, caxumba e diarréia.
BOUM...
PEIXES: o dia de hoje será horroroso para os nativos de peixes. E se fosse só o dia de hoje até que era bom. Durante vários dias estará péssimo, horrível, para os negócios, para os estudos, para o amor e para a política. Aconselhamos que mude imediatamente de signo.
BOUM... - E deste modo, sob o patrocínio da JOALHERIA TORPEDO. Jóias da sorte e do astral. Apresentamos com Osmar Mardoso o nosso “HORÓSCOPO”. Amanhã, neste mesmo horário e nesta mesma estação, Oscar Mardoso, voltará a apresentar o “HORÓSCOPO”.

Reclames Katraka – Sorveteria Teleco-Teco.


Músicas de Cabeceira Renato Condurú # 3.


O papai tinha um disco chamado Discomunal, de um show ao vivo com vários artistas, e nesse disco havia uma faixa que o velho adorava reproduzi-la para demonstrar sua admiração pela obra de um garoto que estava nascendo para a música popular brasileira. Nessa faixa o conhecido jornalista e escritor Millor Fernandes, apresentava o artista mais ou menos dessa forma: “Agora vocês terão o prazer de ouvir um músico que até ontem era unanimidade nacional, pois hoje conheci um motorista de taxi que não conhece Chico Buarque de Holanda.” E o Chico mandava ver. E dentre as músicas do Chico que o velho gostava muito lembro de Januária. Aqui a canção é interpretada pelo craque Dori Caymmi em dueto com Caetano Veloso, a faixa está presente no disco de Dori “Contemporâneos” (Universal Music - 2002).

Reclames Katraka –Diversos 2.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Congresso de Reitores.


Final da década de 60 e início dos anos 70, o papai era sub-reitor da UFPa., e na ocasião se realizava um Congresso Nacional de Reitores em Belém, e naquela época um Magnífico Reitor era tipo um segundo Governador, os homens eram respeitabilíssimos, tratados com pompas e reverências. O Congresso durou alguns dias e num dos almoços do encontro, realizado no salão nobre da Assembléia Paraense, o papai resolveu levar o Mauro, o caçula da família, (na ocasião com 7 anos), que era gordinho, comia de tudo e aprontava muito, ou seja, o papai já sabia de antemão que não seria de boa prudência cometer tal ato, julgo que o tenha levado justamente para desfrutar de alguma marmota do Mauro. O menu principal do almoço era uma legítima caldeirada de filhote, servida em porcelanas italiana. Antes do prato principal foi servido uma entrada, uma cestinha com finos pães e uma pasta de camarão regional. O Mauro sentado na frente do papai, em uma mesa longa onde todos os reitores com esposas e convidados se faziam presentes, reserva de imediato 2 pães, e não faz questão sequer de provar a pasta, aguarda ansioso pelo almoço. Os pratos já vinham servidos, com tudo que o convidado tinha direito: batatas, cebolas, ovos cozidos, couve, belas postas de filhote, arroz, pirão, etc. O papai pediu ao Mauro para aguardar os demais serem servidos. Dada a largada, o Mauro pega um dos pães corta ao meio, abre o bicho coloca uma batata cozida dentro com um pedaço de peixe, faz um sanduba e taca-lhe o cacete. A mamãe ficou rubra de vergonha, já o papai não se continha de risos. Fez o mesmo com o segundo pão, mesmo levando beliscões da mamãe. Depois comeu o pirão com o resto do peixe, levantou a camisa, deu umas batidas com as mãos no barrigão tufado, e largou um arroto daqueles bem mal educado. Obviamente que o papai reprimiu, mas no fundo no fundo achou aquilo o máximo, pois não se cansava de contar essa história.

Manuscritos Rádio Katraka # 1.


Prezados ouvintes MUITA ATENÇÃO. Resultado dos vestibulares. De qualquer ponto da cidade fala o nosso companheiro Silveira de Melo para dar os últimos resultados.
- Fale Silveira
- Obrigado, Gusmão.
Alô ouvintes, a PR-KATRACA, sempre a ultima a dar as primeiras noticias de ontem, informa em absoluta terceira mão os resultados do concurso Vestibular do Grupo “Professor Hermano Peixoto”. Primeiramente, na área de Ciências Inexatas e Sobrenaturais.Curso de Soldagem Obliqua:
Primeiro lugar – Eduardo Silveira Lopes, com 2 pontos.
Segundo e ultimo lugar – Maria de Lourdes Pacheco trindade, com 1 ponto.
Os demais em numero de 4.253 foram eliminados por desrespeito ao guarda de transito e nem ao menos puderam reclamar já que foram autuados em flagrante. Deste modo como ainda sobrou uma vaga, a Direção do Grupo, por toda esta semana deverá convocar o primeiro a ser solto para preenchê-la.
Curso de Mata Mosquito:
Primeiro lugar – uma viagem ida e volta a Peixe-Boi e mais duzentos cruzeiros, com direito a sopa e palitos às refeições – Ataualpa Figueiredo Bezecry, com 725.237 pontos.
Segundo lugar – meia dúzia de retratos 3x4 na Foto Marcílio Dias, inteiramente grátis, pagando apenas o filme e a revelação dos dois primeiros – Salomão de Araújo Sepetiba – 3 pontos.
E mais os seguintes:
Godofredo Rangel de Sena
Waldemar Russo Minâncora
Estevão Sobrinho Neto
Jacira Esperidião Santelmo
Hyuko Sawada Yamada
Celso Pereira
Teodor Valentim Peixoto
- Alô Viana, alô Viana.
Frank Sinatra da Costa Filho
Diogo Alvarez Corrêa
- Alô Viana
- Fala Gusmão
- Amigo ouvinte, interrompemos a nossa transmissão dos resultados dos vestibulares para uma nota de utilidade pública. Atenção – criança desaparecida. Encontra-se desaparecida desde as 7 horas de anti-ontem a menor Maria de Almeida Costa. Seus pais aflitos pedem a quem encontrar trazê-la a Tv. Caripunas, 627, fundos ou aos estúdios da Rádio KATRACA. A menor trajava sandália japonesa marca Philips, blusa amarela sem mangas e sem bolsos e chapéu de feltro Aguiar – O rei da chapelaria moderna. A menor em questão aparenta ter 45 anos, fuma cigarros com filtro e, ao desaparecer dirigia um Dodge Dart, marrom espingarda, pertencente a própria. Um importante detalhe – a desaparecida, que é irmã de um companheiro Almeida Costa, foi vista às ultimas horas de ontem na boate Rin-Tin-Tin, em companhia de seu irmão.
- Alô Silveira pode voltar.
- Obrigado, Gusmão.
Continuando os resultados dos Vestibulares Prof. Hermano Peixoto, curso de Mata-Mosquito.
Diogo Alvarez Corrêa
Carivaldo Nunes
e... ATENÇÂO para o ultimo classificado...sem antes, lembrarmos que esta reportagem vai ao ar numa gentileza do Vestibular Panariço.
“Inscrições abertas desde o dia 1º de janeiro – aulas práticas, teóricas, embromadas e cansativas. Apostilas coloridas em off-set hidráulica ao preço irrisório de 20 cruzeiros a página.”
Vestibular Panariço – o único que conseguiu todos os primeiros lugares entre os desclassificados.
E... ATENÇÃO para o ultimo classificado.
Ene... Ene... Ene... Enedino.
Atenção, se você se chama Enedino, muita atenção que pode ser você...
Enedino Va...
Valinoto, não...
Valente, também não...
Enedino Vanildo de Alexandria!
Amigos ouvintes, a qualquer momento podemos chamar para dar o resultado da Área de Ciências Desumanas. Alô, alô, estúdio.