Músicas, Seriedades, Burridades e Coisas Ogonorantes.

Um blog para quem não tem nada para fazer. Para pessoas que vieram do nada e hoje não tem porra nenhuma.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Mitologia Barcarenense,

Contribuição do Grande Bob Freitas da Guitarra, autor da melodia do Hino do Cancer Clube.

Recém admitido como guitarrista do inesquecível grupo Gema, cenário vivo e indefectível do nosso saudoso e genial Walter Bandeira – a melhor simbiose de talento e excelência de caráter que a arte paraense já produziu – em plena efervescência cultural dos anos oitenta, fomos fazer dois “shows” nas instalações da Cia. Vale do Rio Doce no município de Barcarena, à época ainda uma empresa estatal.
A primeira apresentação, tipo “privée”, exclusiva para a galera do “staff” da empresa, foi um sucesso estrondoso, com cinco ou seis “bis” e direito a fartos canapés e 12 anos à vontade, com gelo de soda e água de coco, fidalgamente servidos no camarim pelo próprio “maître” que atendia a mesa da diretoria, regando uma tietagem do mais alto estilo, extensiva a coadjuvantes e toda aquela deslumbrada equipe de produção, comandada com mão de ferro, (mesmo quando sob luvas brancas), pelo grande Adenauer Jatene.
O segundo show, num sábado, foi para os demais empregados. A produção local coube a um enorme e desinibido “afro descendente” que atendia pela alcunha de “Alumínio”. Sempre discreto e muito educado, ao ser indagado sobre o perfil da platéia que nos aguardava, “Alumínio” comentou então que, devido aos riscos ambientais e à sofisticação tecnológica do trabalho ali desenvolvido, diante da indisponibilidade de mão de obra qualificada na região, a empresa foi obrigada a importar um grande contingente de operários especializados do estado de Goiás, que possuía tradição em mineração e domínio daquele complexo tipo de usinagem.
Com base nessa informação e a devida anuência da “Velha”, o Nego Nelson que, embora sem receber um centavo a mais do que nós – à revelia das leis Áurea e Afonso Arinos – acumulava todas as obrigações e responsabilidades inerentes à parte musical das apresentações, achou prudente alterar o repertório substituindo chatices funéreas como “Esse Cara”, “Atrás da Porta” e “Geni e o Zeppelin” por mega sucessos globais do tipo “Fuscão Preto”, “Nuvem de Lágrimas”, “Tapas e Beijos” e/ou pérolas similares, do gênero e gosto musical equivalentes.
Já de noite, com o “pau torando” no palco, deu logo p’rá sacar que a primeira música (Para Lennon & Mc Cartney) havia bastado para matar a curiosidade da galera, que, levantando ruidosamente das mesas, reacomodava-se em animados e estridentes grupinhos, sinalizando ostensivamente que estava a fim mesmo era de conversar (aos berros, até por causa do volume do som) e tomar muito “goró”, de forma a elevar a pressão alcoólica a um nível capaz de afogar a timidez e proporcionar coragem suficiente para tomar as – poucas e não tão virtuosas– damas disponíveis pelos braços e sair rodando pelo salão balançando o esqueleto.
Era o sinal claro e evidente para atacar com aqueles mega sucessos do “hit parade”.
Só que, num repertório de vinte e tantas músicas, o efeito daqueles mirrados “petardos” era absolutamente insignificante e não deu nem para a saída, até porque não foram tocados como no disco, requisito essencial para produzir um autêntico “som de otário”.
Nesse cenário constrangedor, para alegria geral, a solução partiu da boca do próprio coordenador de produção local, através de uma frase bastante conhecida daqueles que teimam em fazer da música instrumental a razão de ser de suas vidas: “Tá ótimo, só mais uma...”
Já mais tarde, na ambiência aconchegante do camarim, escutando serenamente as conjecturas e desconcertadas desculpas dos contratantes, o mesmo Nego Nelson, grande pensador e filósofo emérito do Telégrafo sem Fio, ao comentar que havia até alterado o repertório para tentar adequar o show àquele perfil de público, atacou fulminante:
– Não se pode querer agradar a Negros e Goianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário