Músicas, Seriedades, Burridades e Coisas Ogonorantes.

Um blog para quem não tem nada para fazer. Para pessoas que vieram do nada e hoje não tem porra nenhuma.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Origem do Nome.

Todo município tem na sua história de fundação um parágrafo dedicado para o fato e/ou motivo que deu origem ao seu nome. Por exemplo, Garrafão do Norte município que fica na região nordeste do Pará, teve a origem de seu nome motivado por um igarapé onde caminhoneiros paravam para tomar banho e beber uma pinga. Como a água do igarapé era geladinha, os motoristas colocavam o garrafão de pinga para gelar. Essa aglomeração atraiu comerciantes para as proximidades do igarapé, e um povoado foi se formando até alcançar o status de município, que recebeu o nome de Garrafão do Norte, em razão do Garrafão de pinga e do local ficar no Norte do Brasil.
Com a curiosidade aguçada comecei a ler a origem do nome de vários municípios paraenses. Um dos primeiros que li foi a de Santa Izabel do Pará. Leiam o que diz pelo menos uma das versões sobre a origem da toponímia desse município.
Na localidade onde se instalou o município tinha um casal, cuja esposa se chamava Izabel. O marido trabalhava na roça que distava de sua casa cerca de 20 kilometros. E diariamente o marido ia para o trabalho deixando a companheira sozinha. A macharada que morava pela redondeza passava na casa da Izabel para tomar um café e fornicar com a moça, que gostava duma saliência. O marido era brabo pra de-déu, tinha um ciúme doido da Izabel e era daqueles de passar a bala em que se engraçasse com a esposa. A cidade toda sabendo dos coitos de Izabel e da agressividade do marido, resolveu apelidar a moça de santinha. Era só o marido passar, que a turma perguntava: - onde está a santinha? Cadê santa Izabel? O marido ficava vaidoso, e alimentava a crença de que a mulher era uma pureza, uma santa sem pecado. Em suma: a turma passava a vara, chamava a sonsa de santa e o corno acreditava, e por conta disso o município passou a se chamar de Santa Izabel do Pará.
Sabendo disso, e por dedução, tenho quase certeza que: Maria, Luzia e Bárbara eram primas de Izabel, porém moravam em locais que hoje são: Santa Maria do Pará, Santa Luzia do Pará e Santa Bárbara do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário