Músicas, Seriedades, Burridades e Coisas Ogonorantes.

Um blog para quem não tem nada para fazer. Para pessoas que vieram do nada e hoje não tem porra nenhuma.

domingo, 21 de novembro de 2010

Quem avisa amigo é!

Com essa nova informação de que a Prefeitura de Marituba deseja doar para o Remo um terreno por lá para construção da Arena do leão, vou republicar meu artigo escrito no início deste ano, como forma de aviso. Pois quem avisa, amigo é!

Meu Amigo Juca o que diria?

Nos idos da década de 60, entre os anos de 65 e 69, onde curtir meus 11 até os 14 anos, eu morava na Vila Hortência, casa 8, aquela que fica ali na Quintino em frente ao Colégio Moderno. Por essência o cara que morava em vila naquela época era pobre, e não tinha jeito de demonstrar que havia algumas exceções, era pobre e pronto.
Em uma casa bonita, vistosa, fora da vila, morava meu amigo Juca, um ano mais novo do que eu. O Juca estudava no Nazaré, tinha moto, tocava bateria, era bonitão, boa pinta mesmo, namorava as meninas mais lindas de Belém, sabia todas as músicas dos Beatles em inglês e português. Era o cara, como diria o Romário. Fez até show no Pierre Show.
O Juca infelizmente morreu cedo, num acidente de moto, mas antes dessa fatalidade, ele era meu amigão. Onde ia me levava para tudo que é canto. Ele ia passar férias no Mosqueiro me levava, ia para o clube social aos finais de semana me levava. Só não me levava para os namoros dele, que sempre era acompanhado de uma roda de belas mulheres.
Eu achava certo preconceito do Juca de me excluir de seu melhor passeio. E num dia resolvi cobrar isto dele. Entrei de sola: “cara tu és meu amigo ou não és? Pois na hora que tu podes me enturmar com as meninas que tu conheces tu me esquece.”
Ele me respondeu na lata: “Renato eu sou teu amigo, mas tu és Paysandu, e todo Paysandu é brega e pobre, e as meninas só gostam de gente do Remo. Tu já viste mulher bonita ser Paysandu? A Sônia Ohana que ganhou o título de miss representando o Paysandu é remo de coração”.
Fiquei intrigado com aquilo, pois pobre eu tinha certeza que era, mas brega? Eu escutava bossa nova e alguma coisa de jazz (Glenn Miller, Gene Grupa, Stan Getz e outros), porém a maioria da turma só gostava de Beatles, dos Incrivéis, Leno e Lilian, achei que de fato até musicalmente eu era brega. Apesar disso tudo, não deixei de ser Paysandu, pois naquele período ganhávamos tudo com: Bené, Rubilota e Oberdan, mesmo assim não comi quase nenhuma mulher bonita.
Hoje abro o jornal e leio que o Remo vai se mudar para Marituba, tomei um susto danado. Pensei imediatamente no Juca. Não que eu tenha algum preconceito com a turma de lá, entretanto lá só mora gente pobre e brega, não tem exceção. Aliás os ricos que lá residem estão mortos enterradinhos nos cemitérios parques que lá existem. Vocês já viram algum investidor comprar área nobre para enterrar gente? Claro que não. Vão atrás de áreas baratinhas, e isto tem aos montes em Marituba, né Amaro! (após essas ilações peço desculpas ao meu amigo André Nunes, por não tê-lo retirado da classificação de pobre. Minha justificativa se fundamenta no fato de que todo comunista dos bons mesmo é pobre, embora, na minha opinião, de brega o André não tem nada, porém como dizia o Juca que todo pobre é brega, não há como não afirmar que ser comunista hoje também é brega).
Já imaginou as meninas bonitinhas torcerem pelo Remo de Marituba. Vão mudar de clube na hora. Acho até que a torcida da Tuna pode crescer assustadoramente. Pois eu quero é ver essas meninas bonitinhas, com nariz empinado enchendo a boca para dizer eu sou leão de Marituba. Certamente a turma de Belém vai pular: mas de Marituba? Lá é só pobre e brega!
Lembro que se o nosso campeonato fosse tipo o paulista, o leão teria que disputar o torneio do interior. E doravante o clássico rexpa vai ser intermunicipal, mais brega que isso não existe. E o meu amigo Juca que diria????


P.s – claro que nem tudo é espinho para os remistas. Eles têm que ficar orgulhosos em promover relativo grau de desenvolvimento para Marituba, que de cara deve ganhar uma sede novinha do Tribunal Regional do Trabalho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário